terça-feira, 18 de março de 2014

O que meu filho de 3 anos sabe fazer.



Meu filho tem 3 anos e 6 meses. 

Nos consultórios, nos parques de diversões, nos encontros com as mães, sempre ouço coisas que as crianças da mesma idade sabem fazer. 

- Meu filho sabe contar até 10.
- O meu sabe contar até 100
- Minha filha conhece todas as letras do alfabeto
- Meu filho conhece marcas de carro
- Minha filha sabe mexer no celular / tablet / computador até melhor que eu
- A minha sabe fazer origami

E a exemplo de tudo o que vejo e ouço por aí, resolvi listar as coisas que o Renzo já sabe fazer, afinal, eu também não posso ficar atrás.

O Renzo sabe andar de bicicleta - com rodinhas de apoio, é claro. E ele vai a uma velocidade incrível e na maioria das vezes nem esquece de usar o freio. 

Sabe brincar de mocinho e bandido, atirando em tudo o que vê e usando o sofá como barricada. 

Ele sabe brincar de desmaiar. E sabe que só se deve acordar depois de ganhar um beijo. 

Sabe andar de velotrol dentro de casa no inverno, porque eu não me importo muito com os riscos no chão, desde que ele esteja se divertindo. 

Meu filho sabe montar um castelo de Lego Junior, como ninguém. E muitas vezes ele até coloca janelas. E, por falar em castelos, ele também sabe fazer castelos de areia como ninguém. 

Ele sabe brincar com bolhas de sabão. E solta a risada mais gostosa do mundo ao estourá-las. 

Ele também aprendeu a brincar de esconde e esconde e muitas vezes se esconde dentro do guarda-roupas para a gente procurar. 

As vezes, ele imita fantasmas para nos assustar. 

Meu filho sabe "pescar peixes" no copo com leite, Nesquick e bolachas. 

Sabe subir na beliche do irmão como se fosse uma montanha que tem que escalar. 

Meu filho aprendeu direitinho a brincar de cabana na parte debaixo da beliche. E nem se dá conta que aquilo é só uma cama, e que não adianta ele colocar um cobertor na frente, jamais será uma cabana. 

Meu filho sabe correr no parque e cair e levantar e cair de novo. E às vezes quando ele se machuca ele sabe vir para mim pedindo para dar um beijo para sarar. 

O Renzo sabe pular em cima da minha cama como se fosse um trampolim. Sabe brincar de batmam, de homem-aranha, de Incrivel Hulk e desde ontem aprendeu a brincar de Capitão América.  

Meu filho sabe me pedir para assistir filmes com ele e pasmem - ele até escolhe os filmes que quer ver no setor de "Animaçoes". 

Meu filho não sabe brincar de bola. Quer dizer, ele até sabe. Ele só não é muito bom nisso. Mas ele nem se importa, porque o que ele quer mesmo é chutar. Mas em compensação joga bexigas no alto com uma destreza impecável. 

Meu filho sabe falar francês. Todos os dias quando ele acorda, me dá um beijo e diz: - Boun Jour mon amour. E esta é a única frase que ele conhece na língua. 

Meu filho sabe jogar video-game. E sabe que pode pedir para o irmão ou para o pai para passar as fases mais difíceis para ele. 

Meu filho sabe tomar banho de banheira, cheio de tubarões, piratas e dinossauros e se defende muito bem de cada um deles. 

Meu filho sabe escorregar no escorregador dos parques, balançar nas balanças e subir nos trepa-trepas (este último, devo admitir, ainda com um certo receio).

Ele sabe me ajudar na cozinha quando estou fazendo comida. E nem liga para a sujeira que fica depois. 

Meu filho sabe cantar. Canta músicar conhecidas e às vezes até inventa as próprias cançoes, muitas vezes sem ritmo e sem rima. Mas, quem liga? 

O Renzo sabe brincar de "Capitano" (Capitao) enquanto andamos na rua. E sabe que deve correr dos monstros marinhos, dos tubarões e das baleias antes que eles afundem o seu navio. Sabe que deve passar embaixo dos tuneis imaginários e que deve andar sempre em cima do tronco para não se afundar na areia movediça - ou na lama. 

Ele sabe desenhar nas paredes do box do banheiro quando o vapor embassa. Faz montanhas, casas, homens, dinossauros e uma infinidade de desenhos que ele tem que decifrar, porque eu, burra que sou, nem sempre reconheço um bom artista. 

Ele também desenha no vidro do carro, com suas mãozinhas meio sujas e fica cada coisa linda lá. TEm dias que quase não dá para ver "lá fora" de tão desenhadamente engordurado que fica o vidro. 

Acreditem, o Renzo faz tudo isto e muito mais. 


__________
Texto baseado no que li sobre o artigo de Alicia Bayer 
sobre O QUE UMA CRIANçA DEVE SABER AOS 4 ANOS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...