sábado, 31 de dezembro de 2011

Bom dia



Bom dia ao ultimo dia do ano. 
Um ano que me trouxe tanto: novidades, alegrias, casa nova, tristezas, decepçoes, esperança. 

2011 foi um ano repleto de emoçoes, um ano controverso. Muitas coisas boas aconteceram. E muitas ruins tambem. Muitos sonhos realizados, outros nao. Planos que nao se concretizaram e outros que sim. 

Financeiramente nao foi um ano muito bom. E acho que sò nesse aspecto 2011 deixou a desejar. E tambem no fato de que a minha cidadania ainda nao ficou pronta. Mas isso nao foi culpa do ano. 

Se formos falar de FAMILIA, foi o melhor. Somos ainda mais unidos. Guilherme deixou de ser um aborrescente para se tornar apenas um adolescente. Luana crescendo a olhos vistos mas sempre juntinho, sempre amorosa e carinhosa. Renzo lindo como sempre, aprendendo e se maravilhando com o mundo. Cleber e Cris cada dia mais fortes. E com isso fortalecemos nossa familia e nossos nòs. Aqui tenho que fazer dobrado porque sei que o Gui e a Lua sentem falta do pai e dos amigos que ficaram no Brasil. Tenho me esforçado e acho que estou conseguindo. 

A mudança de pais fez bem a todos nòs. As crianças aprenderam uma segunda lingua e estao se encaminhando para terceira e quarta. Luana frances e ingles e Guilherme alemao e ingles. Alem disso, nos fez crescer em disciplina, humildade, paciencia. Todos nòs. 

Amo estar aqui. Amo a tranquilidade e serenidade que este pais me dà. 

Sinto falta de algumas pessoas que ficaram no Brasil. De outras quase nem me lembro. 2011 me trouxe novas pessoas, novos amigos. Levou outras embora. Fortaleceu relacionamentos e abalou outros. Se me lamento? Nem tanto. Sei que todos que continuam por "perto" o fazem por amor, e nao por obrigaçao e isso me fortalece ainda mais como ser humano. E isso me basta.  

Em 2011 aprendi que laços nao sao eternos. Algumas pessoas dao nòs em nossas vidas e essas sim acabam ficando por mais tempo. Laços se desfazem re alguns optaram por desfazer os laços que tinhamos. Meus nòs continuam ali pertinho, a quilometros fisicamente e a um dedo espiritualmente de distancia. Continuamos juntos. Agradeço por isso. 

Tenho sim, alguns planos para 2012. Mas nao vou me sentir decepcionada se eles nao acontecerem, porque aprendi que nem todos os planos se concretizam e que Deus muitas vezes tem planos diversos para nos. Aprendi a aceitar e a confiar.

Obrigada 2011! Por todas as lagrimas, todos os sorrisos, todas as alegrias, todas as decepçoes. 

Feliz 2012! E que aconteça sempre o melhor para cada um de nòs com todas as lagrimas, sorrisos, decepçoes e alegrias a que temos direito. 








  

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vontade de mae

Jà disse e repito quantas vezes forem necessarias: EU AMO A ITALIA. 



Amo estar aqui, amo poder passear com pouquissimo dinheiro no bolso, amo a segurança e tranquilidade que tenho ao ver meus filhos sairem para a escola sem me preocupar se algum marginal vai bater neles no meio da rua para roubar seu tenis ou o dinheiro do lanche. 

Amo saber que meus filhos estao estudando para valer, porque aqui sim, repete de ano se voce nao aprende. E os professores tiram ponto na prova de Ciencias se voce escreve errado uma palavra, porque todo mundo tem que saber escrever. 

Amo o respeito pelo cidadao, pedestre, ciclista e motociclista. Assim como amo o respeito que eles tem pelos automoveis. Aqui nao se ve motociclista fazendo zigue-zague no transito.

Amo ver a diversidade de pessoas nas ruas e escutar varios idiomas: italiano, portugues, russo, indiano, arabe, ingles, romeno e outros. 

Mas nem tudo sao flores. Tem dias que bate uma saudade do colo de mae. Dias que tudo o que eu queria era deitar a cabeça no colo dela e dizer: - Mae, te amo. Varios lugares por onde passo fico pensando que ela poderia estar comigo. Em outros, penso, tadinha, aqui ela nao viria mesmo. 

Seu aniversario passou e eu estava longe. Nao pude dar um abraço bem apertado e dizer no pe do ouvido o quanto ela é especial. Tive que faze-lo apenas no coraçao. Como nos dias que aperta a saudade. 

Como hoje. Estou com "vontade de mae", ou melhor, vontade de ser filha. Comer comidinha caseira preparada pelas maos carinhosas da minha mae. Olhar a geladeira e encontrar o pudim que ela fez para mim. Comer bolinho de couve-flor preparado por ela. Os meus nao tem o mesmo sabor. 



Como ja dizia meu amigo: - Bom seria se pudessemos reunir todas as pessoas que amamos em um sò lugar. 

Mae, amo voce. 


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Rotina de Dona de Casa


Texto escrito para o blog Donas de Casa Anonimas a pedido da Daniele Correia que administra os blogs Dona de Casa Anonimas e Donnabrasileira.com 


Sou mulher, esposa, mãe de três filhos – um garotão de 15 anos, uma linda garota de 11 e um bebê cheio de energia de 1 ano e dois meses - dona de casa e minha jornada é de 24 horas.

Dia desses soltei um desabafo em voz alta: - Aff! Nunca mais tive um dia de folga!
A resposta veio rápida, direta e imediata: - Ué, mas você fica em casa, não trabalha, tem folga todos os dias!

É. Tem razão!

Minha jornada é comum e praticamente a mesma todos os dias. Levanto as 6h30 para preparar o café do marido e dos filhos maiores. Como não sou de ferro, deito de novo e me levanto as 8h, tomo café, e quando dá tempo arrumo o quarto das crianças antes do caçula acordar.

Quando ele acorda, entre 8h30 e 9h, é hora de fazer o chamego matinal – delicia essa parte, devo admitir – tirar pijama, trocar a fralda, escovar os dentes do pequeno, mingau. Logo depois do mingau já é hora de trocar de novo depois do seu famoso coco matinal que – pasmem – ele não faz se a fralda não estiver limpa.

Ai é hora de cuidar a casa que consiste em lavar a louça suja do café, arrumar as camas, varrer, aspirar o tapete, tirar o pó dos moveis, e passar pano úmido todos os dias. Enquanto faço isso, dou bolacha, danoninho, fruta e atenção para o pequeno. Em dias alternados limpo os lustres, as janelas, as varandas e o banheiro – e o meu é bem difícil já que onde moro tem muitos produtos na água e um deles, o calcário, deixa o meu Box, bacia e pia amarelos. Vou juntando as roupas, sapatos e objetos que os três grandalhões deixaram espalhados pela casa. Aproveito também para colocar roupa na maquina de lavar.

11h hora da naninha do bebê. E até hoje não entendi porque essa hora é tão difícil. Está com sono, fecha os olhos e dorme!!!! Mas aqui em casa – e na casa de um monte de mamães – essa é a hora mais complicada do dia. A média por aqui é de 30 a 50 minutos de labuta. Quando ele finalmente pega no sono é hora de fazer o almoço para os mais velhos que vão chegar da escola. Ah... estender as roupas. Não posso esquecer!

12h30 o pequeno acorda para almoçar. Geralmente dou o almoço para ele separado dos demais porque se ele se distrai não come direito. Quando os outros chegam da escola, por volta das 13h30 é hora do almoço. Quando eu era secretaria tinha 1h e 15 minutos de horário de almoço. Sentava na mesa do restaurante e era servida por um garçom. Me sobraram agora os 15 minutos. E posso afirmar com segurança que não o faço sentadinha na mesa em tempo integral. Levanto porque o mais velho “quer mais carne”, minha filha “não encontra o refrigerante” e ainda divido o prato com o caçula que pega a colher e faz a festa no meu prato. No restante da minha hora de almoço não saio para ver vitrines, passear no parque ou qualquer coisa do gênero. Vou lavar a louça. E nunca tive que lavar a louça nos restaurantes.

A tarde, um pouco mais tranqüila, limpo a cozinha e quando faz calor saio de bicicleta com o Renzo e vamos a um parque nos divertir um pouco. Como agora é frio brinco com ele, assisto TV – meus programas preferidos são Cailou, Elefante Babar, Jim o astronauta e outros - e ajudo os mais velhos na lição de casa – quando entendo, é claro! Afinal, mãe não sabe tudo e muitas coisas que eles aprendem agora eu nunca vi e outras – que vergonha – esqueci. As 17h, depois do banho e da soneca do bebe, passo roupa e preparo o café da tarde. Lavo louça. Quando o maridão chega em casa as 19h30, geralmente a janta está pronta. Dou janta para o pequeno e depois jantamos todos juntos. Levanto da mesa umas 3x em media. Normal! Já faz parte da minha rotina. Lavo a louça e ai sim sento para assistir um pouco de TV. Claro que não presto atenção ao programa porque o caçula quer brincar. As 21h depois de dar mamadeira e faze-lo dormir, vou enfim, tomar meu banho. Ah... olhar se as crianças levaram o lixo para fora.

As vezes a rotina muda um pouco e vou ao mercado, a padaria, a farmácia, ao açougue buscar algo que falta.

Claro que apesar de tudo isso tenho muitas vantagens. Não pego transito, não fico no frio, não tenho cobranças de chefe. Ganho beijinhos, cheiros, risadas e piscadas durante todo o dia. Posso compartilhar a vida dos meus filhos que me contam sem pressa como foi seu dia na escola. Fui a primeira a ver o Renzo engatinhar, andar e fazer tantas gracinhas que eu não teria compartilhado se trabalhasse em tempo integral. E quando o meu marido chega em casa, eu o recebo com beijos e um carinho todo especial.

Sim! Eu fico em casa todos os dias. Mas folga? Eu realmente não sei quando foi a última vez que tirei um dia de folga.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...