segunda-feira, 11 de março de 2013

Aparencias enganam

Sim! Eu estou completamente feliz aqui no país onde escolhi para viver. Mas por questões que nada tem a ver com o financeiro. 

Foi em 2007 quando pisei pela primeira vez no meu apartamento financiado pela Caixa Econômica. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Achei que envelheceria ali depois de - é claro - pagar os 25 anos de prestações.

Sò que a minha vida mudou completamente. Saí da empresa onde trabalhei por 8 anos e montei uma Agência de Viagens que não deu muito certo. Depois de 2 anos de luta tive que fechá-la. Graças a Deus sem dever nem um centavo a clientes e fornecedores. 


Um ano depois eu vendia tambem meu apartamento - e meu carro - por não haver mais condições de pagar as respectivas prestaçõs. 

A intenção de me mudar para Europa não foi para ter uma vida mais fácil, ou para juntar dinheiro. Foi apenas para poder dar para meus filhos uma educação de qualidade, ja que infelizmente no Brasil só se tem educação de qualidade estudando em ALGUNS colégios particulares. 

Eu, sem um centavo no bolso, aceitei a sugestão do meu marido e da minha irmã de nos mudarmos. Foi ela quem me emprestou o dinheiro para pagar as passagens minhas e dos meus filhos. Dinheiro este que ainda não paguei, porque quando cheguei aqui fiquei mais de 1 ano sem trabalho. E assim foi. E assim ainda é. 

O ano passado foi um ano difícil em questães financeiras. Mas, diferente do que acontecia comigo no Brasil, nao passei dificuldades. Comemos bem, moramos pertinho do centro, perto das escolas das crianças, e pudemos até passear. Compramos um carro - por 150 euros - e assim meu marido pode ir trabalhar todos os dias, já que na cidade onde moro transportes públicos são péssimos. 

O salário do meu marido foi suficiente para nos sustentar. E pudemos fazer alguns passeios - já que aqui a gente não precisa de tanto dinheiro como no Brasil para viajar de um lugar para o outro. Gasto menos indo para Veneza do que gastava para ver a minha mãe no litoral.

A diferença entre aqui e ai é que uma Punto 97 custa 150 euros, enquanto no Brasil custa R$ 6.000,00. 1 kilo de carne custa 8 euros e nao R$ 15.00. Ah tá se converter dá quase no mesmo? Só que aqui, uma pessoa que ganha 1000 euros consegue comprar um carro e ainda pagar o seguro em apenas 1 mês. No Brasil se a pessoa ganha R$ 1.000,00 precisa de no mínimo 6 meses para conseguir comprar o mesmo carro velho que tem por aqui. 

Eu sou feliz aqui. 

Ainda não estamos financeiramente definidos - e nem sei quando estaremos - mas aprendi que não é isso que me importa. Sou feliz de uma maneira que nunca fui. Aqui tenho tempo para meus filhos, tenho tranquilidade quando eles vão para a escola porque sei que ninguém vai lhes abordar no meio do caminho para lhes roubar um tênis que nem é de marca. Aqui sei que posso parar no semáforo com a luz vermelha acesa, com o vidro do carro aberto que não serei abordada por nenhum deliquente querendo roubar a frente do rádio ou até mesmo o meu carro. Aqui não sofrerei sequestros relâmpagos para sacar a merreca que tenho - ou teria - no banco. Aqui sei que meus filhos estão tendo um ensino de qualidade.

Então, não! Nao fiquei rica só porque fui morar na Europa. Aliás, sou ainda mais pobre do que era no Brasil. Mas tenho uma riqueza que ninguém pode tirar de mim: o meu sorriso e o sorriso da minha familia. A cada novo nascer do sol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...