quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Amar é facil, o dificil é ser amado




Tenho pensado muito nisso ultimamente. 

A gente ama. E para isso nao hà explicaçao. O outro - seja em que relaçao for -  nos é caro e entao, simplesmente, o amamos. O amamos apesar - e por que nao dizer com - os seus defeitos. Amamos mesmo que o outro nos machuque. Amamos porque amamos. 

Mas ser amado dà um trabalhao danado. Requer um exercicio diàrio. Mas geralmente vale a pena. 

Me lembro de uma colega de trabalho. Gostei dela assim, no primeiro dia. E embora as recomendaçoes dela nao eram as melhores - diziam que ela tinha um genio dificil - eu resolvi que iria fazer ela gostar de mim. Tà que nem tive tanto trabalho assim. Hoje em dia, mesmo com toda a distancia, ela é uma das poucas AMIGAS que tenho. 

E quanto ao Cleber? Eu o amava, disso nao tinha duvidas. E até achava que ele me amava tambem. Mas ele foi viver em outro pais e eu tinha que me fazer presente. E me fiz todos os dias. Me fiz ser amada por ele de tal maneira que ele nao conseguiu viver sem mim. Deu trabalho!!!! E hoje, lutamos juntos, dia a dia para nos fazer amados. Porque sabemos o que sentimos um pelo outro. O que nao podemos deixar é que o que o outro sinta por nos diminua. 

Nossos filhos? Eles nao nos amam assim, de graça. Principalmente depois de uma certa idade. Alias, eles passam por uma fase que a coisa mais dificil é nos amar. Mas pai e mae nao desiste. Insiste. Mesmo brigando, reprimindo, educando, é fiel na arte de se fazer amar. 

Por outro lado, vejo relaçoes desgastadas. Casais que nao insistem mais no amor, desistiram disso. Apenas vivem um ao lado do outro, talvez por toda a vida. Mas sem o encanto do amor. 

Vejo relaçoes de pais e filhos perdidas. Conto aqui um caso de uma vizinha, cujos filhos nao a visitavam. Eu - na minha ingenuidade - os julgava. Mais tarde fui saber da historia toda e descobri que ela foi uma mulher que nao se fez ser amada pelos filhos. 

Ser amado requer insistencia, persistencia, paciencia. 

Geralmente da certo, mas é preciso entender que tudo tem um tempo certo para acontecer, até mesmo os sentimentos. E, se nao desistirmos, ele vem. Ah, se vem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...