domingo, 6 de outubro de 2019

Estar sempre dividida é um fardo

Eu gosto de pessoas. 
Gosto de estar rodeada de pessoas que amo. 
Gosto da casa cheia, de risadas altas, de bagunça, de zoeira..

Amo sair e viajar. 
Conhecer lugares novos, pessoas novas, costumes diferentes. 

Mas amo ficar sozinha. 
E por ficar sozinha, entendo sozinha mesmo, sem ninguem me interrompendo. 

Percebi isto no mes passado. 

Maridao e filho mais novo viajaram para o Brasil e a filha do meio foi para a casa do namorado. O que me deixou com 2 dias livres para mim. 

E foi ai que percebi que ha muitos anos nao tenho um tempo so para mim. 

Todo mundo se permite ter um tempo so para si -  de sair para correr, de fazer exercicio, de assistir serie - em qualquer momento do dia. As pessoas tem hobby, tem vontades, tem atividades exclusivas. 

Eu nao. Por que? Por culpa minha eu acho. 

Aqui em casa, se estou assistindo serie, alguem entra no quarto e pergunta o que estou fazendo. 
Se estou assistindo um filme me interrompem querendo saber o que fazer de janta
Se estou lendo, ficam falando do lado, interrompendo a cada 2 paginas da leitura. 

Tanto é que nem leio mais. E sinto falta disto. 

Sinto falta de ficar sozinha, em silencio comigo mesma. Sinto falta da solidao. 

Acho que acostumei as pessoas ao meu redor de uma maneira muito errada e hoje eles nao conseguem me ver como uma pessoa que tem necessidades tambem. 

Ano passado eu conseguia me isolar com as minhas caminhadas. Ouvir a minha musica, pensar em voz alta, fazer o que eu queria. Mas este ano voltei a ser preguiçosa e no meio desta preguiça toda, ainda torci o tornozelo. Resultado: a unica hora do dia que eu tinha para mim mesma nao tenho mais. 

Sou aquela que esta sempre respondendo email, respondendo whatsapp. Quando nao estou fazendo isto, estou fora, ou estou fazendo liçao com o pequeno, ou jogando video game. E se pego um momento para mim - daquele que eu imagino que seria so para mim - sou sempre interrompida. 

Eu consigo fazer as coisas que devo fazer sozinha. As pessoas ao meu redor nao. Eles inventam ou fazem o que querem, e estao sempre me envolvendo nas atividades deles. Seja ela qual for. 

E muitas vezes eles percebem a gafe e voltam atras com - ah nao, deixa que eu faço, deixa que eu resolvo, eu jogo sozinho, etc. 

Mas ai ja acabou com o "meu momento". Aquele que deveria ser um momento meu, ja passou a nao ser. E vale para tudo. Até mesmo para momentos que nao sao so meus. Se estou cozinhando vem o pequeno e reclama porque nao fui jogar video-game. Se estou jogando video-game, geralmente tem outra exigencia pela casa.  

Cansa nao poder estar 100% em lugar nenhum. Irrita nao poder se dedicar 100% a tarefa nenhuma, seja ela prazerosa ou nao. 

Mas isto nao vai mudar. Entao, para viver melhor, devo me comprometer comigo mesma a nao me importar. Simplesmente entender que as necessidades dos outros sao mais importantes que as minhas. Que o momento do outro é mais importante que o meu. E simplesmente relevar. Ou morrer se estressando e se irritando por coisas que nao deixaram jamais de serem como sao. 

Estar sempre dividida é um fardo. Mas devo aprender a conviver com isto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...