Dizem que o primeiro ano é o mais dificil. E aqui nao foi diferente.
Tiveram muitos percalços no caminho, e ainda aparecem alguns de vez em quando.
Sò comecei a trabalhar ha dois meses e, sinceramente? - nao é o que eu gostaria de fazer. O pior de tudo é a falta de convivencia com italianos. E eu quero aprender a falar bem logo. Ainda arranho o italiano. Quando converso com algum nativo, eles sempre dizem que sou brava, que falo bem. Mas isso, acho, é comparado a outras tantas pessoas, de diversas nacionalidades, que estao aqui hà tanto tempo e nao se interessam em aprender. Mas no meu ponto de vista, meu italiano ainda é péssimo. Quero falar fluentemente. Sem errar verbos, artigos e pronomes. Por isso quero sim, logo, um trabalho onde possa conviver mais com a lingua do pais em que escolhi para morar.
Financeiramente tambem nao foi assim la grandes coisas, afinal, durante 10 meses sò o Cleber trabalhava. Entao nao pudemos fazer muito do que queriamos. Nao pudemos aproveitar o primeiro saldo de inverno.. rs.
Por outro lado, sinto que estamos melhor do que muitos no seu primeiro ano. Nos mudamos para um apartamento lindo no centro - exatamente no local onde eu queria morar. Foi assim: um dia eu vim fazer a unha de uma moça que morava aqui perto e eu disse para mim mesma - é exatamente aqui, neste quartiere que quero morar. O tempo passou e cà estou. Exatamente no lugar onde queria. Amo estar aqui. É um apartamento delicioso, aconchegante, pertinho do centro, porem longe da muvuca toda. Amo. Posso ir de bicicleta a qualquer parte. E isso me fascina!!!!
Falta um pouco de passeios na minha estada na Italia. Passeios pertinho, passeios um pouco longinho. Mas sei que isso tambem é um reflexo do primeiro ano.
Por outro lado, a minha cidadania saiu em 10 meses. É uma vitoria e tanto!!! Algo para comemorar. So nao foi comemorada com tanto estilo porque a da minha irma ainda nao saiu. E quando me lembro disso, fico tao irritada com a pessoa que fez o processo...
Mas se eu for fazer um balanço deste ano, eu posso dizer que mesmo com todas as dificuldades, foi um ano otimo!!!!
Parabens a nossa familia, pelo nosso primeiro ano de Italia..