terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Gente feliz




Calor demais!
Frio demais!
Chuva demais!
Vento demais!!

Estava outro dia pensando nas pessoas idosas. Mas aquelas idosas felizes que irradiam felicidade por onde passam - porque tambem tem aquelas outras que reclamam até de estarem vivos - e percebi uma coisa. Diferente de nòs - jovens felizes - idosos felizes nao reclamam de nada. 

Eles nao reclamam do calor, do frio, da chuva... Sabe por que? Porque ja viveram invernos demais, veroes demais, primaveras e outonos demais e sabem que tudo passa. O verao vira inverno, as folhas caem, o sol esquenta e tudo volta a ser como era antes. 


O que eu percebi foi que eles olham a vida com outras perspectivas, com outros olhares. Enxergam as cores da primavera, aproveitam o calor do verao, curtem o frio do inverno. E com isso lhes sobra tempo para aproveitar mais a vida. 

Ao inves de reclamarem passam mais tempo aproveitando a visita dos filhos, dos netos. Acordam cedo - e eu nao tinha entendido porque - para aproveitar o nascer do sol, comer pao quente saido na hora da padaria, para observar a vida ao redor. 

Nòs - jovens felizes - estamos sempre reclamando de algo: seja do calor, do frio, do emprego, da falta de emprego, do transito - tà, esse eu concordo que tira a paciencia de todo e qualquer cidadao - do vizinho, do amigo, do cachorro, do carteiro, do padeiro, do motorista, e do que mais tiver para reclamar. 

E aprendi que a medida que o tempo passa, a gente que é acostumado a ser feliz - passa a reclamar menos das coisas e começa a apreciar o cair da chuva de uma maneira especial. 

Aprendi que posso escolher envelhecer chata e ranzinza ou alegre e cheia de vida. Aprendi que posso rir dos meus erros, e ainda mais dos meus acertos. 

Eu, pelo menos aprendi isto com o passar dos anos. Nao gosto do inverno. Nao gosto do frio. Acho lindo a neve, mas nao gosto daquela lameira na rua. Mas aprendi a nao reclamar de nada e aproveitar cada momento. Aprendi que posso aproveitar o dia de chuva para curtir meus filhos em casa. E quando eles forem embora por serem grandes demais, vou procurar alguma outra coisa que faça feliz meus dias de chuva. E, se eu tiver que trabalhar em um dia de chuva - ou de neve - escolho olhar para os lados e ver como a natureza fica mais bonita em dias assim. 

Nao estou dizendo que estou certa. Apenas que agora invisto meu tempo em coisas mais prazerosas do que apenas reclamar. 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Quando fui mais feliz

Sabado a tarde. Procuro pelas pessoas da casa e vejo marido que usa o note, Guilherme que joga videogame, Luana que conversa com os amigos via mensagens no whatsapp e viber atraves do celular e Renzo que assiste TV. 


Neste momento, penso tristemente: - Que época é esta que estamos vivendo onde - nao sò a minha - mas todas as familias se perdem diante das tecnologias? 

Eu tinha apenas 14 anos e passavamos algumas horas em frente ao nosso unico aparelho de tv preto e branco.  Sim, naquela época raras eram as familias que possuiam mais de um. 



Eis que cortam nossa energia por falta de pagamento. Papai nao tinha dinheiro para todas as finanças. E demorou para conseguir juntar o suficiente para colocar as contas em dia. O resultado foi quase 1 mes sem energia eletrica. E agora? O que fariamos? Como ocupariamos nossas noites em familia? 


Neste mes tivemos que inventar atividades para nao fazer do convivio em casa uma monotonia. E entao: jogamos baralho, domino, stop, jogo da velha, forca, jogos de mimica. Brincamos de caça ao tesouro, de esconde-esconde, de vaca amarela. Sentamos na varanda para interagir com vizinhos e ouvir as historias de quando meu pai era ainda uma criança e ainda nem existia televisao. 




No final das contas, o mes que prometia ser o pior acabou se tornando o mes mais feliz de toda a minha infancia. 

As vezes penso em deixar e pagar a conta da energia de novo. Quem sabe assim, nao nos desconectamos um pouquinho. E eu tambem estou incluida nesta lista, afinal, estou aqui, na net blogando ao inves de interagir. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...