domingo, 2 de dezembro de 2012

E là se vai 2012



Està chegando ao fim mais um ano. Isso se olharmos por uma perspectiva pessimista. Para os otimistas dizemos que està quase começando um novo ano. 

A verdade é que sempre nesta época é inevitàvel nao pensar e fazer um balanço de como foi o ano e fazer planos para o proximo. E, como nao sou diferente tambem faço parte das estatisticas. 

Foi um ano dificil, mas compensador. Minha cidadania ficou pronta e ter a Carta d'identità em maos foi uma grande vitòria e uma grande alegria. Pena que o da minha irma nao veio junto o que deixou essa vitòria com gostinho de meia vitoria. 

Sò arranjei trabalho quase no finalzinho. Mas tà valendo. Entao, em termos financeiros, mais uma vez nao foi um ano de ouro. 

Tenho tido muitos anos-escolas ultimamente. Periodos onde os aprendizados sao maiores que as recompensas. Tenho tido muitas liçoes. Se aprendo todas elas, ai ja sao outros quinhentos. 

Ponto alto de 2012: a presença da minha mae aqui comigo. Foram apenas 30 dias, mas foram os melhores que passei aqui na Italia. Te-la aqui comigo, junto com meu marido e filhos, foi uma alegria sem tamanho. Pena que acabou. 



Maravilha estar com o Cleber todos os dias. Claro que brigamos, afinal, nao somos perfeitos. Mas o amor continua forte, saudavel, intocavel. É um sentimento que sò cresce. E, embora tenha meus dias de furias, de insegurança, de intolerancia, sei que ele me ama mais do que imagina. Principalmente quando vejo as coisas simples que ele faz para me fazer sorrir. 


O Renzo é a alegria da casa. E fez deste ano um ano marcante, nao sò na minha vida, como na do pai tambem. Somos eternamente gratos a Deus por te-lo conosco alegrando nossos dias, nossos momentos. 


Quanto a Luana nem tenho palavras. Continua sendo minha amiga, companheira, confidente. As vezes até eu sei que a encho com todas as minhas neuras. As vezes esqueço que ela é sò uma garotinha. Mas é a minha garotinha. 



Acho que estou aprendendo, aos poucos, a ser mae de adolescente. E como o Guilherme sofre! Me lembro que quando eu cresci eu dizia que a minha adolescencia tinha sido a mais dificil comparada a dos meus irmaos, porque fui eu quem tive que ensinar aos meus pais a serem pais de adolescentes. Para o Gui vale o mesmo. Nao vou passar a mao na cabeça dele e dizer que ele està certo ou que é normal as malcriaçoes. Mas as vezes sou intransigente demais, severa demais, critica demais, rigida demais. Tivemos muitos conflitos este ano - mais que nos demais. 


Acho que o fato de morar com alguem que nao é o pai deles agrava isso em mim. Vivo no meio da balança, tentando me equilibrar e equilibrar as situaçoes para tentar fazer todo mundo ficar bem que acabo me esgotando emocionalmente e muitas vezes acabo descontando no mais fraco - e nessa hora quem mais sofre é o Guilherme. 


Alias, este ano foi um ano realmente onde tive que me equilibrar muitas e muitas vezes. Teve dias que eu achei até que nao tinha mais forças para tanto equilibrio. Mas, como Deus sempre sabe o que faz e como somos mais forte do que pensamos, aqui estou eu, inteira, equilibrada - e as vezes, por que nao desequilibrada tambem - para escrever mais um texto de fim de ano para mim mesma. 

Ah, sobre escrever para mim mesma, apesar de me relacionar com o mundo, é exatamente isso que faço. Varias vezes me pego relendo coisas que escrevi là atras, nem me lembro onde, nem quando. E penso: - se um dia eu nao tiver mais vontade de escrever, ainda assim posso me ler. 

E nessas leituras recordar o que vivi, o que passei, o que almejei. 

Sei que sou grata a 2012 por todo ensinamento, por todas as liçoes.

Sou grata porque apesar de tudo estamos e continuamos juntos, aprendendo uns com os outros, aprendendo a nos tolerar, a nos amar, a nos respeitar. 


 Mas eu realmente espero que 2013 seja um ano de vitorias. 

Agradeço a todos que fizeram parte desta caminhada comigo.

E como sou otimista, que possamos estar juntos no ano que se inicia- ah! se o mundo nao acabar no dia .. rs.. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...